terça-feira, junho 28, 2011

Angélico Vieira

Pois é, o indesposto, o frio e insensivél está de volta.
Basta de merdas que correm todos os dias na TV graças a figuras publicas. É porque este era bom rapaz, aquele nunca fez mal a ninguém e o outro seria uma paz de alma! Quem fala daquele nosso (meu ou teu) familiar que faleceu, ou por acidente ou doença venerica?
Ninguém é mais que o próximo, e de certo que o Angélico também não o seria.
Deixemos de hipocrisias sem fundamento!
Se fosse um desconhecido qualquer a ter o mesmo acidente na nossa cabeça só circulava coisas do género: "é porque o tipo ia bebado ou drogado, em excesso de velocidade..." ou ainda, " sem cinto e sem seguro? Devia ser fresco...um moço novo num carro desses? Só pode ser traficante!"
Meus amigos, caros leitores - fico tão absorto com estas tristezas que nem consigo ou serei capaz de exprimir tudo que penso, mas farei um esforço - a única pena que sinto é pelos os outros ocupantes do veículo, principalmente do qual, conscientemente, levava cinto. Tudo porque foram levados por um jovem inconsciente, porque eu sei como é, também por lá passei e agradeço por terem sido sempre carros fracos na altura.
A vitima que levava cinto inicialmente disse ter visto a roda a saltar fora, agora a comunicação social diz ter sido um furo...só falta dizer que não foi nada disto e inventar uma nova teoria ou versão dos acontecimentos.
De tudo que li, e desculpem a ignorância porque não dei sequer muita atenção, nunca me apercebi de falarem em exames toxicologicos ao condutor...convém?
E depois, uma roda saltar ou um pneu furar??? Desculpem, estamos a falar de um BMW serie 6 recentissimo, ou de um Trabant de 1950?
Caro, claro, levanto outra questão sem querer...ou conspiração!
ATENTADO? Sim, correu-me pela cabeça, mas é uma hipotese muito, mas muito remota, e pelas manifestações que vejo e assisto, é muita gente a gostar dele!
Desenganem-se meus respeitosos, ele colheu o fruto do que plantou.
Sem cinto, sem seguro, num veículo daqueles...só pode ter sido por excesso de velocidade, juntando uns copos ou outra coisa qualquer.
A minha apreciação técnica:
É um veículo recente, de gama alta, equipado com as melhores e mais recentes tecnologias de segurança, incluindo aquela que não usaram, e o cerne de tudo, e quase de certeza que o veículo tinha, pneus run-flat, o que deita por terra a versão do pneu rebentado.
Ah ok, querem ir pelo lado da velocidade? o LIMITE é 120 km! o que mesmo com um rebentamento de pneu, no veículo e questão, equipado com todas as ajudas eletrónicas, era bem atingivél de suportar e ser controlado.
Mas vou ainda mais longe, já que se trata de quem seja...
É completamente reprovavel que uma figura publica tenha este tipo de comportamento, principalmente porque o seu publico é maioritariamente menor de idade.
É um dever moral e social dessas figuras representarem a boa conduta, o respeito pela lei e a ordem.
Que me condenem se quiserem pelo que digo aqui, mas não por ser humano e pensar pela minha cabeça. Não tenho pena, nem sequer a mais pequena dor ou sofrimento pelo o Angélico...porque não pensem que o estou a condenar por não cumprir o código da estrada como cada um de nós o deveria fazer, que não o faz na integra, mas por ser uma figura publica que não sabe ser exemplo para ninguém, e ainda arrastou mais alguns consigo.
Sou como sou, a expressão é livre, não tanta como os pensamentos, mas esses são parte de mim, e nem todos devem ser expostos.