quinta-feira, fevereiro 08, 2007

o que somos?

OTA + rios = otarios.
Deve ser esta a expressão que os politicos usam para descrever um povo que não se revolta após saber que o estado prevê gastar muitos milhares de milhão em obras desnecessárias.
O aeroporto da Ota é apenas um. Porquê? Além do dinheiro previsto temos de contar com os atrasos de construções e sua consequente derrapagem. Mais, para além disso prevê-se a requalificação do aeroporto de Lisboa, a uns pequenos 40 km do futuro aeroporto da Ota, e uma remodelação é quase tão expendiosa como uma construção...
Depois existe a construçaõ do TGV e a sua politica de unir com rapidez e eficácia o resto da Europa por linhas ferroviárias. Aqui os otarios são eles porque não percebem que ninguém vai pagar um bilhete tão ou mais caro que uma passagem de avião numa companhia 'Low-cost' para os mesmos destinos.
O que esses senhores deveriam pensar em fazer seria, e atenção que eu não sou politico, construir o aeroporto da Ota e terminar com os outros aeroportos. Depois criar ligações por via ferroviária e mesmo aérea (aerodromos) a todos os grandes centros regionais e populacionais. Apoiar ou criar novas redes urbanas de transporte publico para melhor servir a população. E já agora parar de cortar na saúde (hospitais, comparticipações em medicamentos), segurança social e todos os suportes básicos e necessários ao povo, para depois vir dizer que vai fazer investimentos que em pouco ou nada beneficiam Portugal.
Isso sim seria dinheiro bem empregue, pondo de lado uma expectativa megaestupida que Portugal necessita de mais aeroporto e do TGV.